sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Hora de mudança!

“As ideologias devem a sua estrutura e as funções mais específicas às condições sociais da sua produção e da sua circulação, quer dizer, às funções que elas cumprem, em primeiro lugar, para os especialistas em concorrência pelo monopólio da competência considerada (religiosa, artística etc) e, em segundo lugar e por acréscimo, para os não-especialistas.”
Já dizia Pierre Bourdieu, e no cenário político cultural de nossa cidade atualmente, isso é absolutamente sintomático.
Precisamos parar com esse "conformismo lógico" e lutar por novas concepções. Não podemos mais aceitar essa produçao de subjetividade que só serve pra confundir e começarmos a entender realmente, quem é quem.

Encaremos a realidade: Estamos muito mal-servidos na classe intectual e é cada vez mais raro o aparecimento de pensadores que mereçam minimamente de respeito.

Não estou relativizando, mas apenas sugerindo que é a hora de olharmos para nossa sociedade com menos imediatismo e sim macroscopicamente. Precisamos de uma mudança radical nas bases do pensamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso ai Duda!! Tá na hora de mudar... A Tecnologia ( Internet, Globalização e etc ) deixaram as pessoas preguiçosas e conformistas. Chega !! Precisamos de mentes pensantes... Novos filósofos e até de " malucos beleza". Estarei copartilhando seu artigo. Forte Abraço. Erler